quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Planejamento

TEMA GERADOR: PROFISSIONAIS QUE CONSTITUEM A ESCOLA

Conhecimento Social


· Diferentes modelos de profissão (diretores, pedagogas, professores, merendeiras, auxiliar de serviços gerais, secretarias, auxiliares técnicos, inspetores e monitores de alunos);
· Gestão Escolar (conhecimento de todo o funcionamento da escola, em todos os seus aspectos;
· Socialização e Interação (reconhecimento de valores, respeitos e cidadania).

Conhecimento Natural

· Valorização de ser humano (cor. etnias, sexo, idade, religião, condições sócio-econômica);
· Diferentes funções de cada profissão;
· A importância de cada função das profissões que integram a escola.

Conhecimento Lógico-Matemático

· Equiparações de funções (não há desigualdade de funções profissionais);
· Competitividade (todos os profissionais devem falar a mesma língua dentro da escola, sem, haver competições entre os mesmos);
· Carga horária (todos os profissionais possuem regras e horários a serem cumpridos);

Conhecimento Linguístico

· Interdisciplinaridade (uma disciplina ajuda a outra);
· Reconhecimento dos diferentes profissionais que atuam na escola;
· Histórico da realidade de cada profissional (os profissionais que integram a escola se conhecem mutuamente).

Tema Gerador

1- Defina com suas palavras o que são Temas Geradores?

São trabalhos pedagógicos, que os professores tem a possibilidade de articular a realidade sociocultural das crianças, seus desenvolvimentos e seus interesses, respeitando a diversidade de conhecimento e ritmo das crianças.
Esses temas necessitam que os trabalhos sejam construídos coletivamente.
Sendo que podem ser propostos tanto pelos professores, como sugeridos pelas crianças ou seus pais, ao serem trabalhados em sala de aula darão um tom de entusiasmo e de descoberta às crianças.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos Temas Geradores?

Os temas são: Temas cíclicos e Temas contextualizados, de origem sociocultural.


a) Temas cíclicos; são festas, eventos ou comemorações, celebradas anualmente em datas e períodos específicos. É possível então trabalhar, temas como: o Carnaval, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Folclore, o Natal e etc. Pode-se comemorar também datas festivas não anualmente, como: a Copa do Mundo, o Eclipse do Sol ou da Lua e etc, a Passagem de uma Estrela Cadente etc.

b) Temas contextualizados, de origem sociocultural; são temas de total importância e interesse propostos pelas próprias crianças e por suas famílias, ou seja, com uma participação ativa dos pais e das crianças. Podemos então, determinar essas propostas como: acontecimentos especiais (primeiro dia de aula, aniversario do pai ou da mãe); situações do dia-a-dia das crianças com relação ao mundo social (seus amigos, seus vizinhos e seus familiares).


3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos Temas Geradores.

3.1-
“Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado”

Para trabalhar com temas geradores, devem ser considerados assuntos no qual as crianças tem uma estimulação e um interesse maior, assim ampliando a sua participação e seu universo de conhecimentos.

3.2-
“Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos”

É importante para a criança que ela perceba a dimensão social, cultural, costumes e valores de nossa sociedade.
Ex: No tema família, perceber que existem pais separados, ausência de pai/mãe, morte, evitando a idealização em alguns lares.

3.3-
“Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada”

Para desenvolver um tema, o professor deve ter a compreensão das crianças sobre o assunto a ser discutido, resgatar ao máximo informações daquilo que ele entende. Portanto o professor poderá explorar mais o assunto, e surgirá resultados mais diversificados sobre o que a criança produziu.

3.4-
“Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas”

Alguns temas cíclicos podem ser aproveitados em certos rituais, mas superados afim de evitar valores acríticos, ou seja, para desenvolver o tema pátria, é importante não idealizar a imagem do soldado ou da polícia, mas sim explorar a questão dos direitos e deveres da cidadania.

3.5-
“Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas”

Para que a exploração do tema não fique limitada ao senso comum, é importante escutar as hipóteses explicativas que as crianças dão, nas etapas de seu desenvolvimento, uma forma de construção e reconstrução de seus conhecimentos.

3.6-
“Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma”

O tempo de duração vai depender de qual tema está sendo trabalhado e o interesse da criança pelo tema, existem temas que podem durar duas, três ou mais semanas e outros que duram três à cinco dias.
Ex: Alguns temas cíclicos como “Dia das Crianças”, podem ser mais curtos, agora um tema “Escola” pode ter um prazo de duração maior. Portanto o tema não morre, ele se transforma.

3.7-
“Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema”

Ou seja, organizar as atividades e os conhecimentos da criança, favorecendo a ampliação daquilo que elas já conhecem.
É preciso prever quais conhecimentos que estarão em jogo, para trabalhar de forma significativa a reconstrução nas diferentes atividades.