domingo, 12 de agosto de 2007

TENDÊNCIA ROMÂNTICA


Frobel; acredita na atividade espontânea, aprende a partir do seu interesse. O professor não é mediador.

Decroly; a criança só aprende quando aquilo é interessante para ela. Organiza a escola em centros de interesse. Considera que a sala de aula esta em toda a parte.

Montessori; preocupa-se com uma pedagogia cientifica.

· Ritmo próprio da criança é respeitado;
· Escola ativa;
· Adaptação e modificação do mobiliário.


TENDÊNCIA COGNITIVA

Piagget diz que a criança aprende do interno para o externo.

· Ocorre o desenvolvimento da inteligência através dos esquemas de assimilação e acomodação.
· Para adequadamente pelos estágios de desenvolvimento humano dividido em sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto, operatório-abstrato.
· Participa ativamente da sua aprendizagem.

O educador ensina quando:

· As experiências escolares começam pela ação discente.
· As atividades manifestam o simbolismo da criança.
· Integra as diferentes áreas de conhecimentos.

TENDÊNCIA CRÍTICA

· Aprender; deixar a criança expressar o que sabe, entende e pensa .

Nenhum comentário: