segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Eixo 4- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS


DE 0 A 3 ANOS

Participar de variadas situações de comunicação oral;
Interessar se pela leitura de histórias;
Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...




DE 4 A 6 ANOS

Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão. Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos. Escutar textos lidos, pelo professor. Interessar-se por escrever palavras e textos. Reconhecer seu nome escrito. Escolher os livros para ler e apreciar.



CONTEÚDOS DE 0 A 3 ANOS


· Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.
· Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita
· Observação e manuseio de materiais impressos.


DE 4 A 6 ANOS

· Falar e Escutar;
· Práticas de Leitura;

· Práticas de Escrita.


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS 0 A 3 ANOS

As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.


DE 4 A 6 ANOS

Ambiente alfabetizador
. Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar
. Preparar convites para as reuniões de pais

. Participação das crianças nos eventos de letramento

. Práticas de textos de literatura geral e infantil. Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.

AVALIAÇÃO DE 0 A 3 ANOS

A avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança.

A avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem.


As situações de avaliação devem se dar em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução das crianças. A observação é o principal instrumento para que o professor possa avaliar o processo de construção da linguagem pelas crianças.

São consideradas experiências prioritárias para as crianças de zero a três anos a utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de materiais escritórios. O professor pode também observar se a criança reconhece e utiliza gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se e expressar-se; se constitui um repertório de palavras, frases e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos; se é capaz de escutar historias e relatos com atenção e prazer etc.


DE 4 A 6 ANOS


· Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.
· Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.
· Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.
· Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.
· Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

Nenhum comentário: